Vinhais pioneiro no Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” – TVR

Vinhais pioneiro no Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” – TVR

Arrancou no dia 16 de maio, o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, na aldeia da Gestosa, concelho de Vinhais. Esta foi a aldeia piloto deste programa no concelho, mas também no distrito de Bragança.

O programa é da autoria da Autoridade Nacional da Proteção Civil, tem como objetivo a criação de condições que protejam as pessoas, bem como, os seus bens em caso de incêndio, dando-lhes a segurança necessária para enfrentar o perigo. Para o município de Vinhais a segurança das pessoas e o seu bem-estar são fundamentais, para tal, tem apoiado este tipo de programas desde a primeira hora, mostrando disponibilidade total para a sua execução.

Desenvolvido para todo o país, tem como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação de aldeias e uma campanha de sensibilização. Cada aldeia vai ter uma pessoa, de caráter voluntário, com a função de “oficial de segurança da aldeia”, que terá como missão alertar a população, fazer ações de sensibilização junto da mesma e organizar a evacuação do local, caso tal seja necessário, através da sinalização de caminhos e definição de locais de refúgio nas aldeias.

Para dar a conhecer o programa e a forma como vai funcionar, reuniu-se a população da aldeia da Gestosa e foi feito um simulacro que contou com a presença da Autoridade da Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Vinhais, o Executivo municipal e vários presidentes de Junta do concelho.

Vinhais pioneiro no Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” – TVR

Texto: C.M. Vinhais

Categories: homepage, Regional

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*