UEFA muda sorteio da Champions

UEFA muda sorteio da Champions

As oito vagas do primeiro pote do sorteio passarão a ser ocupadas pelo campeão europeu e pelos campeões nacionais dos sete primeiros países do ranking.

A Liga dos Campeões vai ter novidades no triénio 2015-18, sendo a principal alteração o critério de seleção das equipas que entrarão no primeiro pote do sorteio da fase de grupos. Até aqui, as sete vagas seguintes à destinada ao campeão europeu iam sendo ocupadas pelos clubes melhor posicionados no ranking. A partir da próxima época, no entanto, esses sete lugares serão preenchidos pelos campeões nacionais nos sete países melhor colocados no ranking da UEFA. Ou seja, passará a ser difícil que se repita o que sucedeu esta época, em que Benfica e FCPorto estiveram no pote 1 do sorteio. A menos que uma equipa portuguesa se sagre campeã europeia e não seja campeã nacional nesse ano!

Neste momento, os sete primeiros países do ranking são: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia. Para se perceber melhor o que sucederá a partir de 2015, vejam-se as diferenças entre o pote 1 do sorteio da temporada em curso e como seria de acordo com as novas regras – Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Chelsea, Benfica, Atlético de Madrid, Arsenal e FCPorto ocuparam as oito primeiras posições; Real Madrid (campeão europeu), Atlético de Madrid, Manchester City (ficou no 2), Bayern, Juventus (2), Benfica, PSG (2) CSKA de Moscovo (3) teriam direito a essas oito vagas segundo o critério futuro.

Fonte: Jornal “O Jogo”

Categories: Desporto, Futebol, homepage

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*