Município de Bragança prepara comunidade para um novo cenário resultante das alterações climáticas

Município de Bragança prepara comunidade para um novo cenário resultante das alterações climáticas

A Câmara Municipal de Bragança prepara a comunidade para um novo cenário resultante das alterações climáticas. Com esse objectivo realiza no próximo dia 6 de janeiro o Workshop de debate sobre a adaptação deste município às Alterações Climáticas.

O Município de Bragança é parceiro do Projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants) e pelo Fundo Português de Carbono.

O projeto, de acordo com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas (AC) e a Estratégia Nacional de Adaptação às AC, tem cinco grandes objectivos que passam pela promoção e disponibilização do conhecimento local sobre esta nova problemática; criação de uma comunidade de agentes municipais sensibilizados para o tema e capacitados para utilizar ferramentas de apoio à decisão em adaptação e a redução de barreiras e constrangimentos ao envolvimento de agentes locais em processos de adaptação às AC.

O projecto pretende ainda a integração da adaptação nos processos de planeamento e decisão dos agentes municipais e sectoriais e a definição de medidas de adaptação às AC a nível local.

O ICS ULisboa – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, enquanto parceiro do projeto, ficou responsável pelo envolvimento dos atores-chave (sob a coordenação do Prof. João Ferrão e da Profª Luísa Schmidt). Nesse âmbito, tem vindo a colaborar com a autarquia na identificação de atores-chave locais, cujos contributos possam ser utilizados na elaboração de uma estratégia municipal especificamente dedicada à adaptação às alterações climáticas.

O workshop, aberto a toda a comunidade, pretende a recolha de contributos para a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climática e realiza-se no dia 6 de Janeiro de 2016, na Sala de Formação do edifício da Câmara Municipal de Bragança. A sessão decorrerá entre as 14h30 e as 19h30 e incluirá apresentações e mesas de debate.

Fonte: Notícias do Nordeste

Categories: homepage, Regional

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*