Microsoft Portugal e Universidade do Minho distinguem site da Câmara de Murça com 1.º Prémio Nacional – TVR

Microsoft Portugal e Universidade do Minho distinguem site da Câmara de Murça com 1.º Prémio Nacional – TVR

O site da Câmara Municipal de Murça foi premiado pela Microsoft Portugal e pela Universidade do Minho, como um bom exemplo a nível nacional. A cerimónia de entrega de prémios foi presidida pelo Secretario de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Decorreu na passada sexta-feira, 5 de maio, em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 9.ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais – Ipic2016, na qual o Município de Murça foi distinguido com o primeiro prémio a nível nacional das 308 autarquias portuguesas.

Murça volta assim a marca pontos na presença na Internet, a nível nacional, sendo apontada como um bom exemplo, entre o conjunto das 308 autarquias portuguesas avaliadas neste estudo.

Murça obteve o primeiro prémio, a nível nacional, no ranking global e duas menções honrosas em duas das quatro categorias do estudo.

O estudo analisa e regista a evolução da presença dos municípios portugueses na Internet, no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, que determina a avaliação periódica dos sítios Web dos organismos da administração direta e indireta do Estado. A apresentação deste tipo de resultados permite avaliar o desenvolvimento do governo eletrónico local, avaliar o grau de sofisticação e maturidade do índice de presença na Internet das Câmaras e promover a partilha de experiências e boas práticas.

A avaliação foi realizada pela GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho em parceria com a Microsoft Portugal.

Esta foi a 9.ª edição do ranking que avalia e regista o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, onde o valor médio da pontuação obtida pelas câmaras foi de 0,439 (em 2014 havia sido de 0,410 e em 2012 de 0,363). O número de câmaras que obteve pontuação superior à média subiu em relação a 2014, tendo havido concretamente 150 câmaras municipais (em 2014 foram 145 e em 2012 foram 154) com pontuação superior à média.

Neste campo, Murça, a primeira classificada, obteve 0,626 e o valor mínimo, alcançado por Oliveira de Frades, foi de 0,180. Nas 10 primeiras posições estão cinco câmaras de média dimensão, quatro de pequena dimensão e apenas duas de grande dimensão.

Para a vereadora da Modernização Administrativa, presente na cerimónia “este prémio é o reconhecimento ao trabalho e esforço que o Município de Murça tem vindo a desenvolver no sentido de aproximar a administração aos cidadãos, tornando a administração municipal mais transparente, moderna e acessível a todos”, um trabalho que é para continuar a aprofundar mantendo Murça na linha da frente.

Texto: C.M. Murça

Microsoft Portugal e Universidade do Minho distinguem site da Câmara de Murça com 1.º Prémio Nacional – TVR

Categories: homepage, Regional

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*