3ª edição do Troféu Downhill Boticas – TVR

3ª edição do Troféu Downhill Boticas – TVR

Realizou-se no passado fim de semana, dias 8 e 9 de abril, a 3ª edição do Troféu Downhill Boticas, que este ano foi, pela primeira vez, prova Internacional Classe 2, da Union Cycliste Internationale (UCI).

O Troféu Downhill Boticas 2017 contou com uma participação que ultrapassou os 200 praticantes da modalidade, oriundos de vários pontos do país, de Espanha e também da Escócia.

Foram dois dias repletos de muita adrenalina, com os participantes a testarem os seus limites, numa pista muito rápida e fluída mas com um grau de exigência e concentração bastante elevado.

Os atletas mostraram-se satisfeitos com os ajustes técnicos realizados na pista, comparativamente ao ano anterior, assim como com a excelente organização e coordenação da prova.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, demonstrou a satisfação por ver que, mais uma vez, o Troféu Downhill Boticas foi um sucesso.

“É com muito agrado e satisfação que vejo que esta prova desportiva tem vindo a crescer e a alcançar um patamar internacional, o que é um excelente presságio para a próxima edição.”, disse o autarca.

Fernando Queiroga acrescentou que “para além da componente desportiva associou-se a vertente turística, um fator fundamental para a divulgação do concelho de Boticas”.

No que toca a resultados, o 1º lugar do pódio, na categoria Elites Masculino, foi para o atual campeão nacional de Downhill, Vasco Bica (MS Racing Portugal), que conseguiu cortar a meta em 2:16.299.

“Foi a primeira vez que vim a Boticas e gostei muito daquilo que encontrei aqui. Foi uma prova muito bem organizada, tem  pormenores que fazem toda a diferença. Gostei da pista, é muito rápida e segura, é ao meu estilo. Sem dúvida que vai ser uma prova a repetir”, disse Vasco Bica.

O 2º lugar foi para o atleta escocês Blair Lanchlan (The Dudes of Hazzard), com um tempo de 2:18.901, e o 3º e último lugar do pódio foi para Rui Teixeira (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense), que percorreu a pista em 2:20.009.

Quanto às Elites Femininas, que este ano contou com a presença de três atletas, o 1º lugar foi conquistado também pela atual campeã nacional da modalidade, Filipa Peres (MS Racing Portugal), que conseguiu um registo de 2:36.518.

Foi a segunda vez que a Filipa Peres participou no Troféu Downhill Boticas e, à semelhança da edição anterior, destacou a forma como a organização se preocupou com os atletas.

“Adoro esta pista, adoro a organização, preocupam-se connosco, aceitam os nossas sugestões e acho que isso é uma vantagem para todos os atletas. Este é um percurso que me agrada muito, gosto imenso de competir aqui”, realçou a atleta.

Por sua vez, Ana Leite (Enduro BTT Barga) conquistou o 2.º lugar com um tempo de 3:00.814, sendo que a atleta espanhola Inês Hervello (Kamikazes, C.D.), alcançou o último lugar do pódio com uma marca de 4:34.126.

Na categoria de Cadetes, o vencedor foi João Baptista (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense), com o tempo de 2:35.917. Nos Juniores, a melhor classificação foi para Adan Castañeira (Kamikazes, C.D.), com 2:34.241.

Nos Master 30, Diego Alvarez (Singletreck Outdoor Sports) foi o vencedor com o tempo de 2:23.440. Em Master 40, o 1º lugar foi para Miguel Pintos (Galicia En Bici Scot), com a marca de 2.32.032. Por fim, Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), repetente nestas andanças e único participante na categoria Master 50, conseguiu percorrer a pista em 3:08.828.

Quanto à Promoção, o vencedor da categoria foi Luís Moura (Runnbike/BTT Boticas), que conseguiu o tempo de 2:27.343, voltando a repetir a proeza do ano anterior, tornando-se bicampeão do Troféu Downhill Boticas.

No final decorreu a habitual entrega de prémios a todas as categorias em competição e a atribuição do Prize Money aos oito primeiros classificados à geral masculina e feminina. As equipas mais representativas também foram brindadas com um troféu, como foi o caso da Getpro/Linhas Afemar/Trocatense, Desportivo Jorge Antunes e MS Racing, que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.

Os troféus foram entregues pelo Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, pelo Vice-Presidente, Guilherme Pires, pela Vereadora do Desporto, Maria do Céu Fernandes, pelo Vereador Hélio Martins, pelo Presidente da Associação de Ciclismo de Vila Real (ACVR), José Albino Capelas, e pelo Comissário Internacional da UCI, Phillippe Dumoulin.

A prova desportiva foi organizada em parceria pela Câmara Municipal e pelo BTT Boticas, contando com o apoio da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, ACVR e UCI.

3ª edição do Troféu Downhill Boticas – TVR

Texto: C.M Boticas

Categories: Desporto, homepage

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*